. A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO REFERENTE A ÁREA DE ENSINO DAS CIÊNCIAS VÊM CRESCENDO CONSTANTEMENTE NAS ÚLTIMAS DÉCADAS. ANÁLISE DE TENDÊNCIA É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA COMPREENDER COMO A REFERIDA ÁREA SE COMPORTA, FORNECENDO UMA PERSPECTIVA GERAL DOS FATORES, IDEIAS E OBJETIVOS QUE PERMEIAM O ENSINO DAS CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DO OBJETO ANALISADO. O PRESENTE TRABALHO COMO OBJETIVO REALIZAR UMA ANÁLISE DE TENDÊNCIA SOBRE AS PRODUÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA CTS. BUSCAMOS IDENTIFICAR NOS TRABALHOS ANALISADOS O ANO DE APRESENTAÇÃO/PUBLICAÇÃO, LOCAL DE PRODUÇÃO DA PESQUISA, O NÍVEL DE ESCOLARIDADE ABRANGIDO, A CARACTERIZAÇÃO DA TEMÁTICA E OS INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS, NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS, PUBLICADAS EM PERIÓDICOS NACIONAIS NO PERÍODO DE 2009 À 2019. PARA REALIZAR O LEVANTAMENTO DO MATERIAL, FORAM UTILIZADOS COMO CRITÉRIOS DE SELEÇÃO, A RELEVÂNCIA EM NÍVEL NACIONAL E O IMPACTO QUE OS MESMOS POSSUEM NA ÁREA ACADÊMICA COMO DISSEMINADORES DE CONHECIMENTO.