A FORMAÇÃO DO PROFESSOR TEM UM PAPEL ESSENCIAL, NÃO APENAS PARA MELHORAR O RENDIMENTO ESCOLAR DOS ALUNOS, MAS PARA AJUDAR A CONSTRUIR CIDADÃOS MAIS CRÍTICOS EM UMA SOCIEDADE QUE ESTÁ PASSANDO POR PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS E ECONÔMICAS. ASSIM, O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA CAPES TEM POR OBJETIVO INDUZIR O APERFEIÇOAMENTO DA FORMAÇÃO PRÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, PERMITINDO AO LICENCIANDO REALIZAR UM ENSINO DE QUALIDADE NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA. O SUBPROJETO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFPA – CAMPUS ABAETETUBA FEZ PARTE DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO RESIDÊNCIA QUE ENVOLVEU ETAPAS COMO: A FORMAÇÃO DA EQUIPE, AMBIENTAÇÃO DO RESIDENTE NA ESCOLA-CAMPO, A REGÊNCIA DE CLASSE, A AVALIAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DOS RESULTADOS EM EVENTOS. TUDO ISSO CONTRIBUIU PARA A MELHORIA DA PRÁTICA DOCENTE DOS LICENCIANDOS, NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DAS TRÊS ESCOLAS PARCEIRAS, NO FORTALECIMENTO DO CURSO DE GRADUAÇÃO E DO RENDIMENTO ACADÊMICO DOS ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA.