ESTE TRABALHO APRESENTA RESULTADOS PARCIAIS DE UMA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM ANDAMENTO, QUE TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER E DESCREVER PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULOS NAS DISCIPLINAS CIÊNCIAS E BIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. BUSCA-SE INVESTIGAR PRODUÇÕES DIDÁTICAS E A ATUAÇÃO DE LICENCIANDOS E/OU DE PROFESSORES, IDENTIFICANDO CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E DE MEDIAÇÃO DIDÁTICA DOS CONTEÚDOS DE ENSINO. NESSE CENÁRIO, É DADA ÊNFASE ÀS COLEÇÕES BIOLÓGICAS, RECONHECENDO-AS COMO ARTEFATOS PRÓPRIOS DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO BIOLÓGICO E DAS TRADIÇÕES CURRICULARES DO ENSINO DE BIOLOGIA. ASSIM, NUM PRIMEIRO MOVIMENTO, BUSCOU-SE NOS ANAIS DOS ENCONTROS REGIONAIS DE ENSINO DE BIOLOGIA DA REGIONAL 2 – EREBIO RJ/ES TRABALHOS QUE TRATASSEM DE COLEÇÕES, EXPLORANDO SEU POTENCIAL CIENTÍFICO E DIDÁTICO. OS RESULTADOS INDICAM A ZOOLOGIA E A BOTÂNICA COMO TEMAS MAIS CONTEMPLADOS COM O USO DE COLEÇÕES, DEFENDIDAS COMO RECURSOS DIDÁTICOS SIGNIFICATIVOS E VALORIZADOS NA FORMAÇÃO DOCENTE E ALGUMAS INSTITUIÇÕES SE DESTACARAM NOS RELATOS APRESENTADOS NOS EREBIOS ANALISADOS.