ESTE ? O RELATO DE UMA INVESTIGA??O EDUCATIVA NA TERCEIRA S?RIE DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA P?BLICA DE MILH?, CEAR?, CUJO OBJETIVO FOI ESTIMULAR A OBSERVA??O E O PENSAMENTO CR?TICO DOS ALUNOS SOBRE O MEIO AMBIENTE LOCAL. FORAM UTILIZADOS O INSTAGRAM E FOTOGRAFIAS COMO FERRAMENTAS DID?TICAS E FORAM DISCUTIDOS O PROCESSO E OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA ESTRAT?GIA DID?TICA ADOTADA. A METODOLOGIA FOI DE PESQUISA-A??O, COM AN?LISE DE DADOS MISTA E APOIO DO SOFTWARE IRAMUTEQ E DA AN?LISE DE CONTE?DO DE BARDIN. FOI REGISTRADO QUE A CONCEP??O DOS ALUNOS SOBRE MEIO AMBIENTE EST? PREDOMINANTEMENTE VINCULADA AOS LOCAIS COM VEGETAIS E QUE A METODOLOGIA ESTIMULOU OS ALUNOS A SA?REM DE CASA E INVESTIGAR O MEIO. CONCLU?MOS QUE OS ALUNOS FORAM ESTIMULADOS A OBSERVAR E DISCUTIR SOBRE AS CARACTER?STICAS, A BIODIVERSIDADE, AS AMEA?AS E AS A??ES DE PRESERVA??O E RECUPERA??O DO MEIO AMBIENTE.