O PRESENTE TRABALHO, RESULTADO DE PESQUISAS DOCUMENTAIS, TEM POR OBJETIVO PROBLEMATIZAR OS ATAQUES ATUAIS ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS E AOS CURRÍCULOS ESCOLARES NO TOCANTE À EDUCAÇÃO PARA OS GÊNEROS E AS SEXUALIDADES. CONSIDERADA AS POSTURAS CRÍTICAS E AS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A TEMÁTICA VÊM SENDO AMEAÇADAS DESDE 2014, PRINCIPALMENTE APÓS A SUPRESSÃO DAS METAS EDUCACIONAIS ATINENTES AOS GÊNEROS DOS PLANOS DE EDUCAÇÃO. CONSUBSTANCIA O ATAQUE, O RECRUDESCIMENTO DA REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA EM POSTURAS CONSERVADORAS E RELIGIOSAS E AS TÁTICAS DE ENXUGAMENTO DO ESTADO QUANTO ÀS ESTRATÉGIAS DE RECONHECIMENTO E RESPEITO À DIVERSIDADE SEXUAL. COLOCAM-SE EM EVIDÊNCIA OS PROBLEMAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO TOCANTE AO IMPEDIMENTO DA DISCUSSÃO E FRENTE À NECESSIDADE DE POSTURAS DE RESISTÊNCIA PARA SE COMBATER O DESMANCHE DOS AVANÇOS CONQUISTADOS.