O APRENDIZADO DE CONTEÚDOS DE GENÉTICA É FUNDAMENTAL PARA QUE OS ESTUDANTES POSSAM ENTENDER E REFLETIR SOBRE A DIVERSIDADE DE VIDA NO PLANETA. ENTRETANTO, A GENÉTICA ESCOLAR APRESENTA BAIXOS ÍNDICES DE COMPREENSÃO, DEVIDO AO ALTO GRAU DE ABSTRAÇÃO NECESSÁRIO PARA ASSIMILAÇÃO DOS SEUS CONCEITOS, ASSOCIADO A UM MODELO DE ENSINO QUE SUPERVALORIZA A EXPOSIÇÃO. NA LITERATURA DA ÁREA DE ENSINO HÁ MATERIAIS DIDÁTICOS QUE BUSCAM DESENVOLVER UM OLHAR MAIS CRÍTICO E REFLEXIVO SOBRE ESSA ÁREA CIENTÍFICA. ENTRE ELES, PODEM SER DESTACADOS O USO DE FILMES DE MANEIRA CONTEXTUALIZADA. NESSE RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE FOI UTILIZADO O FILME “A CINCO PASSOS DE VOCÊ” COMO FORMA DE SENSIBILIZAR E DESPERTAR O INTERESSE DOS ESTUDANTES PARA OS CONCEITOS DE GENÉTICA. O FILME FOI EXIBIDO EM DUAS TURMAS DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS ESTUDANTES MOSTRARAM-SE ATENTOS AO ENREDO E PUDERAM APRENDER MAIS A RESPEITO DA FIBROSE CÍSTICA, UM DOS TEMAS CENTRAIS DO FILME.