MEMÓRIA E APRENDIZAGEM: A AQUISIÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS E IDOSOS
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Assim sendo, o presente artigo investiga a prática do diálogo, em sala de aula entre educador/educando no campo da alfabetização e letramento realizado no curso de “educação de pessoas jovens, adultas e idosas” - EJAI, vinculado ao Programa de Extensão Educação, Leitura e Arte: por um diálogo entre a cultura popular e a universidade – PROELART financiado pelo PROEX/SESu/MEC/UEPB, cujo objetivo é analisar a contribuição da memória social do alfabetizando para a aprendizagem na alfabetização. O aporte teórico-metodológico apoia-se em Achard (1999), Mendonça (2008), Orlandi (2005), Soares (2010) Molica & Leal (2009). Este estudo tenta mostrar a contribuição da teoria do diálogo pedagógico situada em Freire e Shor (2003) por meio da transcrição do conteúdo já dado no texto falado, enquanto resultado do discurso do alfabetizando acerca dos conhecimentos que ele tem sobre a “amnésia”, e explicita as marcas que esses conhecimentos apresentam acerca de determinada memória sócio-histórica e cultural, conferindo, pois, uma prática pedagógica inspirada no método de Paulo Freire sob a abordagem da transposição didática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "MEMÓRIA SOCIOCULTURAL, APRENDIZAGEM, ALFABETIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_10_45_27_idinscrito_2593_f3c8fc9c434623b067577e9e4acf1f59.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA NASCIMENTO SILVA" "autor_nome_curto" => "JESSICA N. 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