Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO BIOLÓGICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ENSINO, EDUCANDO Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Resumo

Atualmente os modelos de ensino utilizados em diversas escolas, principalmente no Brasil, levantam uma série de dúvidas acerca de sua eficiencia referente à formação dos educandos da educação básica, o modelo tradicional de ensino é predominante. Para o desenvolvimento da presente trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica. O ensino de Ciências passou e ainda passa por diversas reformas, sendo sempre influenciado por fatores econômicos, políticos e sociais. As modificações, expressas através de Leis e políticas publicas, objetivam uma melhor formação dos educandos, ora voltada para a cidadania ora voltada para a formação cientifica. Até mesmo na educação biológica, o ensino é tradicional. Durante o processo ensino/aprendizagem é indispensável a valorização do conhecimento prévio que o educando possui, caso contrário ocorrerá a aprendizagem que Ausubel denominou mecânica, a mesma consiste em aprender informações novas sem estas interagir com conceitos pré-existentes na estrutura cognitiva do educando. A aprendizagem significativa apresentam algumas vantagens que a destaca dentre outros tipos de aprendizagem. Para que ocorra aprendizagem significativa são indispensáveis duas condições: disposição para aprender por parte do educando, e o conteúdo tem que ser significativo tanto do ponto de vista lógico quanto psicológico, logo cada educando determina a significância do conteúdo. É evidente a necessidade de mudança no processo ensino-aprendizagem, para que os objetivos educacionais sejam alcançados. Diante dessa realidade, a aprendizagem significativa é de suma importância, uma vez que a mesma constitui uma importante forma de valorizar as ideias prévias dos educandos e promover uma aprendizagem duradoura e eficaz, especificamente na educação biológica.

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