CONSIDERANDO QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO É UMA ABORDAGEM QUE VIABILIZA A APROXIMAÇÃO COM ASPECTOS DA CULTURA CIENTÍFICA NA SALA DE AULA ATRAVÉS DO ENGAJAMENTO EM PRÁTICAS CIENTÍFICAS, PROPOMOS, NESTE TRABALHO, ENFOCAR O DESENVOLVIMENTO DESSAS PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. DESENHOS E REPRESENTAÇÕES TRIDIMENSIONAIS SÃO FREQUENTEMENTE UTILIZADOS PELAS CRIANÇAS PEQUENAS COMO FORMA DE EXPRESSÃO, FAZENDO PARTE DE SUA CULTURA. ESTAS LINGUAGENS TAMBÉM SÃO COMUMENTE UTILIZADAS NA PRODUÇÃO DE MODELOS REPRESENTATIVOS DE IDEIAS CIENTÍFICAS. ASSIM, POR MEIO DA ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE O MOVIMENTO DAS MINHOCAS DESENVOLVIDA COM CRIANÇAS DE 5 ANOS, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR AS ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE MODELAGEM VIVENCIADO POR ELAS QUANDO ELABORARAM DESENHOS E ESTRUTURAS TRIDIMENSIONAIS PARA REPRESENTAR OS ANIMAIS. NOSSAS CONSTATAÇÕES EVIDENCIAM QUE A OFERTA DE ATIVIDADES ENVOLVENDO A PRODUÇÃO DE MODELOS TEM GRANDE POTENCIAL PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.