O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA INVESTIGAR A PRESENÇA DO REFERENCIAL TEÓRICO HISTÓRICO-CULTURAL EM TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, EM SUAS ÚLTIMAS TRÊS EDIÇÕES: V ENEBIO (2014), VI ENEBIO (2016) E VII ENEBIO (2018), APONTANDO A SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM, BEM COMO AS CONCEPÇÕES DOS PESQUISADORES SOBRE ESSA PERSPECTIVA TEÓRICA EM PESQUISAS VOLTADAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. O PERCURSO METODOLÓGICO ADOTADO É DE NATUREZA QUALITATIVA, COM CARÁTER DESCRITIVO E DOCUMENTAL. PARA A ANÁLISE DOS DADOS FEZ-SE A OPÇÃO PELOS PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA (ATD). A PARTIR DA ANÁLISE, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR DUAS CATEGORIAS FINAIS EMERGENTES: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS COMO PROCESSO HISTÓRICO-CULTURAL E INTERAÇÃO SOCIAL E MEDIAÇÃO DO OUTRO ATRAVÉS DA LINGUAGEM. A MAIORIA DOS TRABALHOS SELECIONADOS SE APROPRIAM DO REFERENCIAL TEÓRICO HISTÓRICO-CULTURAL PARA FUNDAMENTAR O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM SALA DE AULA.