O USO DO JOGO DE TABULEIRO, DENOMINADO “AS CASAS DA FÍSICA”, FOI ELABORADO E CONSTRUÍDO COMO UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA DE ENSINO, COM O INTUITO DE APROXIMAR OS ALUNOS DE DISCIPLINAS COMO A CIÊNCIAS FÍSICA. ESTE TRABALHO TEM COMO METODOLOGIA ESTIMULAR O EDUCANDO NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE FORMA LÚDICA, POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DE EXPERIMENTOS, QUADRINHOS, PEÇAS TEATRAIS, ANALISAR FILMES E TRABALHAR EM EQUIPE, COM O INTUITO DE FAVORECER O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO JOGO AS “CASAS DA FÍSICA”, PODEMOS CONCLUIR QUE O MESMO PODE TER UM GRANDE POTENCIAL PARA O ENSINO DE FÍSICA, MOSTRANDO UM GRANDE INTERESSE POR PARTE DOS ALUNOS, E SENDO UMA FERRAMENTA QUE FOI CAPAZ DE DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS DE FORMA SATISFATÓRIA, SENDO DE GRANDE VALIA PARA AUXILIAR OS PROFESSORES NO DESENVOLVIMENTO DOS CONTEÚDOS ABORDADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL.