O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI INVESTIGAR AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NAS EDIÇÕES 2016 E 2018 DO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO). PARA ISSO, REALIZOU-SE UMA ANÁLISE DOCUMENTAL BUSCANDO COMPREENDER QUAIS CONCEPÇÕES TEÓRICAS DE CURRÍCULO EMBASARAM ESSAS PRODUÇÕES. O MATERIAL FOI LIDO NA ÍNTEGRA, DO PROCESSO ANALÍTICO EMERGIRAM AS CATEGORIAS ABORDAGEM DO TEMA E POSICIONAMENTO CIENTÍFICO, E AS SUBCATEGORIAS: ABORDAGEM INTEGRAL OU PARCIAL E POSICIONAMENTO CRÍTICO OU INFORMATIVO. OS RESULTADOS APONTAM PARA UM AUMENTO DAS PRODUÇÕES COM DISCUSSÕES EM TORNO DA BNCC. PORÉM, AINDA SÃO POUCOS OS TRABALHOS COM DIRECIONAMENTO CRÍTICO (5:23) NA ÁREA DE ENSINO DE BIOLOGIA. OS TRABALHOS NESTE VIÉS TRANSITAM ENTRE AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO CRÍTICAS E PÓS-CRÍTICAS, APONTANDO, EM ESPECIAL, PARA AS RELAÇÕES DE PODER EM TORNO DA CONSTRUÇÃO DA BNCC E PARA A EXCLUSÃO DE TEMAS COMO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SEXUALIDADE EM SUA VERSÃO FINAL.