O LIVRO DIDÁTICO É UM RECURSO PEDAGÓGICO RELEVANTE UTILIZADO POR PROFESSOR E ALUNO NO CONTEXTO DE SALA DE AULA. OS CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS ESCOLARES VEICULADOS PELOS LIVROS NEM SEMPRE SE APRESENTAM ADEQUADOS PARA APRENDIZAGEM DO ALUNO. O ESTUDO APRESENTADO NO ÂMBITO DESSE TRABALHO, DISCUTE SOBRE A ABORDAGEM DE SELEÇÃO NATURAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO E TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR COMO ESSE ASSUNTO É TRATADO PELOS LIVROS, PROCURANDO IDENTIFICAR TERMOS QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA UMA INTERPRETAÇÃO EQUIVOCADA SOBRE ESSE TEMA. FORAM ANALISADOS DEZ LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA APROVADOS PELO PNLD COM VIGÊNCIA PARA 2015, BEM COMO, PARA VIGÊNCIA 2020. OS RESULTADOS APONTARAM QUE ALGUNS LIVROS ANALISADOS APRESENTAM TERMOS QUE PODEM LEVAR O ALUNO FAZER UMA INTERPRETAÇÃO EQUIVOCADA SOBRE SELEÇÃO NATURAL.