O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI ANALISAR A INFLUÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO APRENDIZADO DE BIOLOGIA, A PARTIR DA ANÁLISE DAS ZONAS DE DESENVOLVIMENTO. PARTICIPARAM 11 ALUNOS DA OITAVA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA FOI SUBMETIDA E APROVADA PELO COMITÊ DE ÉTICA, CAAE: 13345419.0.0000.5016. OS DADOS FORAM TABULADOS UTILIZANDO FERRAMENTA MICROSOFT EXCEL E ANALISADOS CONSIDERANDO AS ZONAS DE DESENVOLVIMENTO CONFORME OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, MEDIADOS PELA IMERSÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA), E OS CONHECIMENTOS APÓS A ABORDAGEM PEDAGÓGICA APLICADA. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE A APLICAÇÃO DO AVA COMO RECURSO TECNOLÓGICO ASSOCIADO À ABORDAGEM PEDAGÓGICA APÓS MEDIAÇÃO REALIZADA PELO PROFESSOR CONTRIBUÍRAM DE MANEIRA SIGNIFICATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS, O QUE REFORÇA A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE TAIS RECURSOS NO COTIDIANO DAS ESCOLAS E QUE PODE APRIMORAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E DO ENSINO DE BIOLOGIA.