ESTA PESQUISA SE DESDOBRA A PARTIR DE UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DESENVOLVIDO EM 2018 NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC). BUSCANDO EXPLORAR OUTRAS RELAÇÕES E ENTENDENDO A RELEVÂNCIA QUE OS CANAIS DE VÍDEO EDUCATIVOS DE BIOLOGIA TÊM PARA OS ESTUDANTES, PROPÕE-SE A DISCUTIR AS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE A APRENDIZAGEM A PARTIR DOS VÍDEOS EDUCATIVOS DE BIOLOGIA DISPONÍVEIS NO YOUTUBE. PARA ISSO, A TRANSCRIÇÃO DE UM GRUPO FOCAL FOI ANALISADA, DO QUAL PARTICIPARAM OITO ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFSC. A PARTIR DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL, ALGUNS APONTAMENTOS FORAM LEVANTADOS. NAS ANÁLISES, OS ESTUDANTES REAFIRMARAM A OBJETIVIDADE E RAPIDEZ COM QUE PROCURAM CONTEÚDO, APRESENTANDO, A PRIORI, POUCOS INDÍCIOS DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.