OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS ESPECÍFICOS E PEDAGÓGICOS ACERCA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA PERMITEM UMA MELHOR COMPREENSÃO DO MEIO AMBIENTE, ACOMPANHANDO E SE BENEFICIANDO DAS CONTÍNUAS CONQUISTAS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA. OS PROGRAMAS DE MONITORIA CONTRIBUEM PARA UMA MELHOR APROXIMAÇÃO DO DISCENTE MONITOR DAS FUNÇÕES DOS DOCENTES, CRIANDO LAÇOS COM SUA FUTURA PROFISSÃO, ATRAVÉS DO CONHECIMENTO COMPARTILHADO E DIVULGADO DE DIFERENTES ÁREAS DE CIÊNCIAS. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO FINALIDADE IMPLEMENTAR UMA EXPERIÊNCIA NOVA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA NATUREZA NAS AULAS DE CAMPO DAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA DOS DISCENTES DAS TURMAS DE CIÊNCIAS NATURAIS E BIOLÓGICAS DA UFPA COM A INTRODUÇÃO DAS FERRAMENTAS GEOTECNOLÓGICAS; TAIS COMO: O GLOBAL POSITION SYSTEM (GPS), QUE É UTILIZADO PARA O GEORREFERENCIAMENTO E O RADAR DE PENETRAÇÃO NO SOLO (GROUND PENETRATING RADAR, GPR), APLICADO PARA O IMAGEAMENTO DAS ESTRUTURAS DA SUBSUPERFÍCIE, CONTRIBUINDO COM A FORMAÇÃO DOS DISCENTES PARA SEU FUTURO EXERCÍCIO PROFISSIONAL.