O TRABALHO ANALISA DISCURSOS ACERCA DOS CONHECIMENTOS E SUJEITOS QUE PRODUZEM OS CURRÍCULOS DAS DISCIPLINAS ESCOLARES EM CIÊNCIAS EM CURSOS PRÉ-VESTIBULARES SOCIAIS, COMUNITÁRIOS OU POPULARES. ELE FOI ELABORADO EM MEIO A ARTICULAÇÕES ENTRE ESTUDOS DESENVOLVIDOS NO GRUPO DE ESTUDOS EM HISTÓRIA DO CURRÍCULO, QUE É PARTE DO NEC/UFRJ. INVESTIGAMOS PRODUÇÕES ACADÊMICAS VEICULADAS NO ENPEC ENTRE 1997 E 2019, CHEGANDO A SOMENTE 6 TRABALHOS, O QUE EVIDENCIA UMA IMENSA LACUNA NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO SOBRE O TEMA. LANÇANDO MÃO DE UMA ABORDAGEM DISCURSIVA QUE DIALOGA COM MICHEL FOUCAULT E CURRICULISTAS COMO THOMAS POPKEWITZ, MAPEAMOS OBJETIVOS, REFERENCIAIS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS, FONTES DE ESTUDO, RESULTADOS E CONCLUSÕES. BUSCAMOS PERCEBER, ENTÃO, COMO OS TEXTOS ENUNCIAM OS CONHECIMENTOS, METODOLOGIAS E PRÁTICAS MAIS (E MENOS) ADEQUADAS AOS SUJEITOS QUE HABITAM ESSES CURSOS. DE IGUAL MODO, PERCEBEMOS TAIS PRODUÇÕES CATEGORIZANDO ESTUDANTES E PROFESSORES AO ESTABELECER PADRÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM QUE ATUAM COMO EFEITOS DE PODER.