O PRESENTE TRABALHO APRESENTA O RESULTADO DE UMA ATIVIDADE REALIZADA COM ALUNOS CURSISTAS DO IX BOTÂNICA NO INVERNO, OFERECIDO PELO DEPARTAMENTO DE BOTÂNICA DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DA USP. FOI MINISTRADA UMA AULA SOBRE COMO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PODE MINIMIZAR A CEGUEIRA BOTÂNICA. A ATIVIDADE CONSISTIU EM APRESENTAR UM CONJUNTO DE PINTURAS DO ARTISTA ALEMÃO JOHANN MORITZ RUGENDAS. A PARTIR DA VISUALIZAÇÃO DESSAS PINTURAS OS ALUNOS ESCREVIAM A PRIMEIRA PALAVRA QUE PENSAVAM. COM AS PALAVRAS DOS ALUNOS, FOI ELABORADA UMA NUVEM DE PALAVRAS ONDE, AS DE TAMANHO MAIOR, REPRESENTAVAM AS COM MAIOR FREQUÊNCIA. PERCEBEU-SE QUE AS PALAVRAS MAIS RELACIONADAS AOS VEGETAIS APARECERAM COM MAIOR FREQUÊNCIA NO GRUPO DE ALUNOS DO CURSO, COMPARANDO COM UMA NUVEM DE PALAVRAS DE UM GRUPO DE PESSOAS SEM INTERESSE ESPECÍFICO SOBRE ASSUNTOS DE BOTÂNICA. FOI DISCUTIDA A IMPORTÂNCIA DE DESENVOLVER ATIVIDADES COM OS ALUNOS DA LICENCIATURA, VISANDO SEMPRE MINIMIZAR A CEGUEIRA BOTÂNICA.