NESSE ESTUDO INVESTIGOU-SE A CONTRIBUIÇÃO DE UMA EXPOSIÇÃO CIENTÍFICA PARA A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES SOBRE A BAÍA DE GUANABARA. O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA A COLETA DOS DADOS FORAM DESENHOS DAS REPRESENTAÇÕES DA BAÍA DE GUANABARA REALIZADOS POR CRIANÇAS APÓS VISITA ESCOLAR À EXPOSIÇÃO. OBTEVE-SE 36 DESENHOS QUE FORAM ANALISADOS À LUZ DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS RESULTADOS APONTARAM CONTRIBUIÇÕES DA EXPOSIÇÃO EM TERMOS DE APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTOS RELACIONADOS À BIODIVERSIDADE LOCAL, A ASPECTOS GEOGRÁFICOS DA REGIÃO E A CONTEÚDOS ECOLÓGICOS SOBRE OS ECOSSISTEMAS QUE COMPÕEM A BAÍA DE GUANABARA. A ANÁLISE PERMITIU COMPREENDER O PAPEL QUE A EXPOSIÇÃO POSSUI DIANTE DAS PERCEPÇÕES SOBRE O AMBIENTE, E DE QUE MANEIRA OS CONTEÚDOS E INFORMAÇÕES ABORDADOS PELA EXPOSIÇÃO AUXILIARAM A COMPOR ESSA PERCEPÇÃO.