O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO BASEADO NAS EXPERI?NCIAS VIVENCIADAS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA EM DUAS TURMAS DO 1? ANO, DURANTE O EST?GIO SUPERVISIONADO NO ENSINO M?DIO, EM UMA ESCOLA P?BLICA CENTRO NO MUNIC?PIO DE VIT?RIA DA CONQUISTA ? BA, E BUSCA RETRATAR O PROBLEMA DA DESMOTIVA??O E DESINTERESSE DOS ALUNOS, CONSTATADO DURANTE O PER?ODO DE REG?NCIA DAS ESTAGIARIAS NA ESCOLA. A FALTA DE MOTIVA??O ?, ATUALMENTE, UM DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES EM SALA DE AULA, O QUE RESULTA EM UMA APRENDIZAGEM MENOS SATISFAT?RIA POR PARTES DOS ALUNOS, SENDO NECESS?RIO A PARTICIPA??O M?TUA DE PROFESSORES E ALUNOS PARA A REALIZA??O EFETIVA DO ENSINO-APRENDIZAGEM. CONTUDO ? POSS?VEL RESSALTAR QUE A APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA N?O ? F?CIL, POIS APRESENTA CONTE?DOS ABSTRATOS E DE DIF?CIL COMPREENS?O. DIANTE DISSO ? FUNDAMENTAL QUE OS DOCENTES ESTEJAM CONSTANTEMENTE BUSCANDO MANEIRAS ADEQUADAS PARA MELHORAR A QUALIDADE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.