É FATO CONHECIDO ACADEMICAMENTE QUE, DURANTE OS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA (EDUCAÇÃO INFANTIL), AS CRIANÇAS ADQUIREM CONHECIMENTOS ACERCA DO MUNDO FÍSICO, O QUE DEVE SER INCENTIVADO PELA ESCOLA. BUSCANDO AMPLIAR A APROPRIAÇÃO DESTES SABERES, ESSE TRABALHO OBJETIVOU PROMOVER O LETRAMENTO CIENTÍFICO EM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO. FORAM REALIZADOS EXPERIMENTOS SIMPLES PARA APRESENTAR CONCEITOS BÁSICOS DE CIÊNCIAS PARA TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. OBSERVAÇÕES E QUESTIONÁRIOS FORAM UTILIZADOS PARA COLETA DE DADOS. OBSERVOU-SE A SURPRESA DOS ALUNOS COM AS EXPERIMENTAÇÕES E FICOU EVIDENTE O ENTENDIMENTO ACERCA DA CIÊNCIA, ENQUANTO EXPERIMENTAÇÃO E EXPLICAÇÃO PARA OS FENÔMENOS. NOS QUESTIONÁRIOS OS PAIS CONSIDERARAM QUE ENSINAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL ERA MUITO IMPORTANTE, POIS O LETRAMENTO CIENTÍFICO DESDE CEDO FACILITARIA O APRENDIZADO DELAS NA VIDA ESCOLAR E NO COTIDIANO. CONCLUI-SE QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO, CONTRIBUIU PARA ALICERÇAR UMA BASE CIENTÍFICA, NAS CRIANÇAS.