ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR TRABALHOS ACADÊMICOS EM ENSINO DE BIOLOGIA (2005-2014) QUE TENHAM A SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) COMO METODOLOGIA DE ENSINO PARA ABORDAR OS DIFERENTES CONTEÚDOS BIOLÓGICOS. AS PESQUISAS FORAM EXTRAÍDAS DAS PLATAFORMAS ELETRÔNICAS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E REALIZADA A SISTEMATIZAÇÃO COM BASE EM ALGUNS DESCRITORES. COMO RESULTADOS, FORAM IDENTIFICADAS 876 TESES E DISSERTAÇÕES EM ENSINO DE BIOLOGIA, SENDO A SD A SEGUNDA METODOLOGIA MAIS UTILIZADA NAS PESQUISAS. DOS 31 TRABALHOS QUE UTILIZARAM A SD DESTACAMOS QUE 51% SÃO DISSERTAÇÕES DE MESTRADO ACADÊMICO, 70% FORAM DESENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E 61% DA PRODUÇÃO ESTÁ CONCENTRADA NO PERÍODO MAIS RECENTE, INDICANDO UMA TENDÊNCIA DE CRESCIMENTO NA UTILIZAÇÃO DESTA METODOLOGIA. ESTA PESQUISA PRETENDE CONTRIBUIR COM A DISSEMINAÇÃO DAS PESQUISAS EM ENSINO DE BIOLOGIA QUE UTILIZARAM A SD COMO METODOLOGIA, AFIM DE AUXILIAR PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM SUAS AULAS, ATRAVÉS DOS DIVERSOS EXEMPLOS DE APLICAÇÕES DAS SD.