ESTE TRABALHO VISA DEBATER A IMPORTÂNCIA DA ACESSIBILIDADE ATITUDINAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ATRAVÉS DA ANÁLISE DA RELAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) DESENVOLVIDA NO PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA (RJ), UM IMPORTANTE ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO. PARA QUE A EDUCAÇÃO DE FATO SEJA INCLUSIVA, É NECESSÁRIO QUE SE TENHA ACESSIBILIDADE. AS BARREIRAS ATITUDINAIS SÃO ATITUDES OU COMPORTAMENTOS QUE DIFICULTAM A PARTICIPAÇÃO PLENA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA SOCIEDADE. ELAS SÃO O PRINCIPAL OBSTÁCULO PARA A ACESSIBILIDADE, INDEPENDENTE DA CATEGORIA DA DEFICIÊNCIA. PARA DEBATER O TEMA, APRESENTAMOS ALGUMAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA, REALIZADAS PELO PROGRAMA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO PARQUE, QUE ESTÃO DIRETAMENTE RELACIONADAS À ACESSIBILIDADE ATITUDINAL: AS ATIVIDADES NA TRILHA SENSORIAL, A SEMANA DA ACESSIBILIDADE E A CAPACITAÇÃO DE PESSOAL. FRISAMOS QUE A CAPACITAÇÃO CONTINUADA DE FUNCIONÁRIOS É ESSENCIAL PARA A MANUTENÇÃO DA INCLUSÃO E A RUPTURA DE PRECONCEITO SOCIAL E DISCRIMINAÇÃO.