NO PRESENTE TRABALHO APRESENTAMOS TRÊS ATIVIDADES DE ENSINO PRODUZIDAS NO CONTEXTO DO PROJETO “MATERIAIS DIDÁTICOS DO PROJETO FUNDÃO BIOLOGIA – UFRJ: ORGANIZAÇÃO DO ACERVO E DE NOVAS PRODUÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA”. A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS TEM POR OBJETIVO A DINAMIZAÇÃO, MELHORIA DO ENSINO E DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE. NESSA PERSPECTIVA, O ESTUDO SE INSERE NA REALIDADE DE UM PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL (PVS) COM OBJETIVO DE AVALIAR SE AS AULAS TEÓRICAS ASSOCIADAS A ATIVIDADES COM EXPERIMENTOS E MODELOS DIDÁTICOS POSSIBILITAM O ENRIQUECIMENTO DOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ASSIM, A PARTIR DAS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DOS ALUNOS, FORAM PROPOSTAS AULAS TEÓRICAS E EXPERIMENTAIS ENVOLVENDO ASSUNTOS RECORRENTES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E DO VESTIBULAR UERJ. PORTANTO, COM BASE EM ESTUDOS DO CAMPO DO ENSINO DE BIOLOGIA, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE AS ATIVIDADES PRODUZIDAS VÊM CAUSANDO UMA MUDANÇA SIGNIFICATIVA NA QUALIDADE DO ENSINO DE BIOLOGIA DO REFERIDO PVS.