ESTE TRABALHO BUSCOU IDENTIFICAR SE, E COMO, OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA TEM PARTICIPADO DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA), CONSIDERANDO OS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENEBIO. ANALISOU-SE OS ANAIS DAS 07 EDIÇÕES DO EVENTO, QUANTO A AFILIAÇÃO DOS AUTORES E AS PARCERIAS REALIZADAS NA PESQUISA. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE TAIS PROFISSIONAIS PRODUZIRAM 13,8% DOS TRABALHOS EM EA APRESENTADOS NO EVENTO, SENDO QUE 81,9% DESSAS PESQUISA SÃO REALIZADAS EM PARCERIAS COM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. CONSIDERA-SE QUE AS PARCERIAS ENTRE E EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO SUPERIOR SITUA-SE COMO UMA BOA ALTERNATIVA NO DESENVOLVIMENTO DO MOVIMENTO DE PROFESSORES PESQUISADORES, E QUE O ENEBIO VEM SE FIRMANDO COMO UM AMBIENTE PROPÍCIO PARA QUE TAIS PESQUISAS SEJAM DIVULGADAS E PARA QUE AS VOZES QUE RESSOAM DA EDUCAÇÃO BÁSICA SEJAM OUVIDAS.