A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE OS FATORES QUE LIMITAM O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) NA ESCOLA. UTILIZAMOS A ABORDAGEM QUALITATIVA E O MÉTODO FENOMENOLÓGICO, RECORRENDO À SATURAÇÃO TEÓRICA PARA O FECHAMENTO AMOSTRAL. FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM OITO PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE JOÃO PESSOA, PARAÍBA. OS RESULTADOS APONTAM QUE OS FATORES QUE LIMITAM O DESENVOLVIMENTO DA AC NA ESCOLA ESTÃO RELACIONADOS A: CARACTERÍSTICAS DISCENTES (FALTA DE CONHECIMENTOS BÁSICOS, ESTRUTURA SOCIAL E FINANCEIRA COMPROMETIDA), CARACTERÍSTICAS DOCENTES (FALTA DE COMPROMISSO E FORMAÇÃO), E OUTROS ELEMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO (FALTA DE APOIO DA GESTÃO ESCOLAR, DEFICIÊNCIA ESTRUTURAL, E FALTA DE TEMPO PARA PLANEJAMENTO). ACREDITAMOS QUE, PARA MODIFICAR ESSA REALIDADE É NECESSÁRIO PROPORCIONAR AS CONDIÇÕES ESTRUTURAIS E PEDAGÓGICAS NECESSÁRIAS, BEM COMO, INVESTIR NAS FORMAÇÕES INICIAIS E CONTINUADAS, PREPARANDO OS DOCENTES PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DE UMA SOCIEDADE EM CONSTANTE MUDANÇA.