A BIOLOGIA CONFIGURA-SE NUMA ÁREA DE AMPLA INVESTIGAÇÃO. AS DIFICULDADES DE SEU ENSINO SE DEVEM EM PARTE À UMA ABORDAGEM, POR VEZES DESCONEXOS DO COTIDIANO DOS ESTUDANTES. NESSE CONTEXTO A ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZANDO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS QUE FOQUEM A CONTEXTUALIZAÇÃO, PODE TORNÁ-LO PROTAGONISTA DE SEU APRENDIZADO. ESTE TRABALHO OBJETIVA PRODUZIR E UTILIZAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA DISCURSÃO DA TEMÁTICA CARBOIDRATOS, PROMOVENDO DISCUSSÕES RELACIONADAS AO CONSUMO, SUAS FUNÇÕES NO ORGANISMO E IMPLICAÇÕES DO USO EXCESSIVO. OS RESULTADOS DEMOSTRARAM GRANDE ACEITAÇÃO DA ESTRATÉGIA PELA TURMA, DESTACANDO A FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM DAS TEMÁTICAS DISCUTIDAS. SOMA-SE AOS RESULTADOS A EVIDENCIA DE QUE OS ESTUDANTES CONSEGUIRAM RELACIONAR OS CONTEÚDOS TEÓRICOS ÀS AÇÕES COTIDIANAS, O QUE APROXIMA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO COTIDIANO. CONCLUÍMOS QUE A ASSOCIAÇÃO DA LEITURA À PRODUÇÃO DE RELATÓRIO INDIVIDUAL SOBRE O CONSUMO DIÁRIO DO NUTRIENTE POSSIBILITA O PROTAGONISMO ESTUDANTIL.