O PRESENTE TRABALHO ? O RELATO DE UMA EXPERI?NCIA DOCENTE REALIZADA POR DUAS PROFESSORAS DE BIOLOGIA COM TURMAS DE 1? ANO DO ENSINO M?DIO, NA APLICA??O DE UMA SEQU?NCIA DID?TICA (SD), NA QUAL FORAM ABORDADOS ASPECTOS DA NATUREZA DAS CI?NCIAS (NDC). COM A PROBLEM?TICA INICIAL DE M? FORMA??O EM MEMBROS POSTERIORES DE R?S, A SD FOI ORGANIZADA DE FORMA QUE OS ALUNOS PUDESSEM COMPREENDER A CONSTRU??O DE UM TRABALHO CIENT?FICO A PARTIR DA AN?LISE DE UMA SITUA??O REAL E AO FINAL OS ALUNOS PRODUZIRAM CARTAZES DE DIVULGA??O SOBRE A PROBLEM?TICA DAS MALFORMA??ES. CONSTATAMOS QUE OS ALUNOS POSSU?AM UMA VIS?O MISTIFICADA DA CI?NCIA, E QUE A ORGANIZA??O DA SEQU?NCIA DID?TICA PROPICIOU AOS ALUNOS APROFUNDAREM SUAS HIP?TESES. ASSIM, PODE SER UMA ATIVIDADE INTRODUT?RIA NO ENSINO M?DIO, PROMOVENDO PR?TICAS MAIS INVESTIGATIVAS EM SALA DE AULA, E A COMPREENS?O DAS CI?NCIAS DE FORMA MAIS CONTEXTUALIZADA E COLETIVA.