AS INFECÇÕES POR PARASITOSES SÃO ATUALMENTE UMA DAS DOENÇAS MAIS FREQUENTES EM IMPACTO DE MORBIDADE HOSPITALAR NO BRASIL. ASSIM, DIANTE DO EXPOSTO, A OFICINA REALIZADA TEVE A INTENÇÃO DE CONSCIENTIZAR OS ESTUDANTES SOBRE AS PRINCIPAIS PARASITOSES E SUAS CONSEQUÊNCIAS, POR MEIO DE METODOLOGIAS DE ENSINO ALTERNATIVAS. COM ESSE OBJETIVO, PRODUZIU-SE DIFERENTES ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS SOBRE VERMINOSES, ABRANGENDO ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS, DIAGNÓSTICOS E TERAPÊUTICOS. A INTERVENÇÃO CONTOU COM A ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DESTINADO A MELHOR COMPREENSÃO DO CONTEÚDO REFERENTE ÀS VERMINOSES. FORAM CONFECCIONADOS MODELOS DOS VERMES EM TECIDO EM SUAS DIFERENTES FASES DO CICLO, ASSIM COMO JOGO DA MEMÓRIA TEMÁTICO, ATIVIDADES IMPRESSAS PARA FIXAÇÃO DO CONTEÚDO COM IMAGENS, CAÇA PALAVRAS E PISTAS. RECURSOS COMO ESSES, POSSUEM CUSTO BAIXO, E PODEM SER DETERMINANTES PARA CONTRIBUIR NO ENSINO DE CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS DESPERTAM CURIOSIDADE, PODEM PROMOVEM REFORÇO DA MEMORIZAÇÃO E CONTRIBUIR PARA O ENTENDIMENTO MAIS SIGNIFICATIVO DOS CONTEÚDOS.