O ENSINO DE TEMAS RELACIONADOS À BIODIVERSIDADE É DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA SUA CONSERVAÇÃO, SENDO OS LIVROS DIDÁTICOS IMPORTANTES FERRAMENTAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES. PORTANTO, O OBJETIVO DESTE PILOTO É CARACTERIZAR, POR MEIO DE ESTATÍSTICA BÁSICA E INTERPRETAÇÃO QUALITATIVA, COMO A BIODIVERSIDADE É ABORDADA EM UMA COLEÇÃO DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, E APRESENTAR REFLEXÕES PARA A ELABORAÇÃO DE MATERIAIS SOBRE O TEMA. NO GERAL, ANIMAIS, ESPECIALMENTE, MAMÍFEROS, FORAM OS ORGANISMOS MAIS TRABALHADOS PELA COLEÇÃO. COM RELAÇÃO À ABORDAGEM SOBRE OS SERES VIVOS, PLANTAS, FUNGOS E MICRORGANISMOS SÃO TRABALHADOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA UTILITARISTA, E A EVOLUÇÃO NÃO É TRABALHADA COMO UM EIXO NO CONTEÚDO DE BIODIVERSIDADE. VERIFICAMOS A NECESSIDADE DE MODIFICAÇÕES NA MATRIZ DE ANÁLISE UTILIZADA, PARA QUE OS GRUPOS DE MICRORGANISMOS SEJAM DIFERENCIADOS. RECOMENDAMOS AINDA QUE MATERIAIS FUTUROS ABORDEM O VALOR INTRÍNSECO DA BIODIVERSIDADE, UTILIZANDO, PARA TAL, A EVOLUÇÃO COMO UM EIXO NORTEADOR DO ENSINO DESTE CONHECIMENTO.