ACREDITA-SE QUE OS JOGOS DIDÁTICOS SÃO IMPORTANTES INSTRUMENTOS DE ENSINO QUE PERMITEM A SOCIALIZAÇÃO ENTRE OS CONHECIMENTOS, A INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO E O FAVORECIMENTO DO ENSINO E DO APRENDIZADO. O PRESENTE RELATO VERSA SOBRE A CONSTRUÇÃO E DE UM JOGO DIDÁTICO INTITULADO DOMINÓ DAS RODÓFITAS, DESENVOLVIDO DENTRO DE UM COMPONENTE CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL, CAMPUS REALEZA, PR. O PROCESSO ENVOLVEU UMA ATIVA PARTICIPAÇÃO DOS ACADÊMICOS EM SUA ELABORAÇÃO, EXIGINDO PESQUISA, ORGANIZAÇÃO, DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO BEM COMO DA CRIATIVIDADE AO DESENVOLVER O PRODUTO PEDAGÓGICO. COMO RESULTADOS PODE-SE AFIRMAR QUE ATIVIDADE DEMONSTROU A IMPORTÂNCIA DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIDÁTICOS, BEM COMO A UTILIZAÇÃO DO MESMO, QUE SE REVELOU INTERESSANTE PARA UM ENSINO DE BIOLOGIA COMO AGENTE POTENCIALIZADOR NO PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO.