Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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LEVANTAMENTO DO PERFIL DO COMPLEXO ESTOMATOGNÁTICO DOS ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO INOVADOR DA EEEMIDR. ANTONIO BATISTA SANTIAGO EM ITABAIANA-PB.

Palavra-chaves: PERFIL DO COMPLEXO ESTOMATOGNÁTICO, ESCOLA PÚBLICA, MANOBRAS FONOBIOLÓGICAS Comunicação Oral (CO) POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este levantamento elucidou a importância do estudo do Perfil do Complexo Estomatognático com educandos da 3ª série do ensino médio de uma escola pública da esfera estadual da 12º Gerência Regional de Ensino na cidade de Itabaiana, Estado da Paraíba, nele foi evidenciado o perfil associativo e interdisciplinar entre a Biologia e a Fonoaudiologia diante dos conceitos escolares e clínico-terapêuticos advindos do reconhecimento dos conteúdos ministrados nas aulas de Biologia quanto às temáticas de anatomia e fisiologia humana inerentes aos Sistemas Respiratórios e Digestórios pertencentes ao currículo dos educandos de forma introdutória, e aprofundado no ensino superior tanto para a Biologia quanto para a Fonoaudiologia, com alguns caracteres e abordagens mais fortalecidos devido a aplicação a cada área. Com esse reconhecimento, e o fortalecimento maturado dos aspectos de ensino e aprendizagem tornou-se fácil reconhecer através das manobras Fonobiológicas, das captações das imagens e das pesquisas realizadas nas diversas literaturas o fator de diagnose e comentário analítico dos padrões fisiologicamente típicos dentro do aspecto homeostásico e quando presentes suas alterações inerentes à atipias, as quais são elucidadas pelas adequações variantes das posturas mastigatórias, succionais, deglutitórias e respiratórias comprometendo todos os padrões ósseos e musculares, assim como a qualidade nutricional adequada que interfere na qualidade de vida de cada educando. Neste estudo avaliamos a condição da integridade oral quanto a presença e ausência de dentes, assim como a utilização ou não de aparelhos ortodônticos para que pudéssemos classificar diante das chaves analíticas a formatação de oclusividade de cada educando incluindo todo o apanhado nos padrões transversais dos PCNs e dos pilares da educação que prezam pela apropriação e o aperfeiçoamento do conhecimento que torna o cidadão mais capaz e inserido na comunidade trazendo modificações benéficas.Palavras-Chave: Perfil do Complexo Estomatognático; Escola Pública; Manobras Fonobiológicas.

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