Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O MUSICAL KIMERA: CONSTRUIDO COMO POTENCIALIZADOR DO PROCESSO DE EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MUSICAL, JOGO-SIMULADOR KIMERA, TEATRO MUSICAL Comunicação Oral (CO) LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7630
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1391
    "inscrito_id" => 33030
    "titulo" => "O MUSICAL KIMERA: CONSTRUIDO COMO POTENCIALIZADOR DO PROCESSO DE EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA"
    "resumo" => "Este trabalho tem por finalidade analisar as impressões e possibilidades criativas do ato de ensinar música na escola, absorto em um processo de desenvolvimento do Musical Kimera, baseado no jogo/simulador homônimo. Este entrelaçamento das tecnologias da informação e comunicação com o Ensino Musical possibilita que o sujeito construa de forma participativa técnicas na elaboração de uma obra artística, um Musical, transformando o seu cotidiano e a si mesmo. Nessa concepção, propomos neste artigo elencar as possibilidades, os procedimentos, os efeitos, o produto na corelação: Educação Musical na Escola e Tecnologias, a partir da construção do jogo/simulador “Kimera - Cidade Imaginárias” e de sua trilha sonora, sendo este o grande inspirador do Musical Kimera. Os estudos aqui apresentados são procedentes das pesquisas desenvolvidas no GEOTEC – Grupo de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade, que vem investigando conceitos relativos às TIC, as geotecnologias, aos jogos digitais, dentre outros. Nesse sentido, escolhemos utilizar como metodologia a pesquisa sistêmica com abordagem integrada junto aos alunos de turmas do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública da cidade do Salvador/ BA, objetivando a procriação e atuação desta modelagem cognitiva a partir do desenvolvimento de suas inspirações, aspirações e conhecimentos procedentes deste sujeito que já vivenciam a música em seu cotidiano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MUSICAL, JOGO-SIMULADOR KIMERA, TEATRO MUSICAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_23_44_17_idinscrito_33030_6373328e7d3b8d9eddb90685d727ab59.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ACÁCIA ANGÉLICA MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ACÁCIA MONTEIRO"
    "autor_email" => "acaciangelica@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNEB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7630
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1391
    "inscrito_id" => 33030
    "titulo" => "O MUSICAL KIMERA: CONSTRUIDO COMO POTENCIALIZADOR DO PROCESSO DE EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA"
    "resumo" => "Este trabalho tem por finalidade analisar as impressões e possibilidades criativas do ato de ensinar música na escola, absorto em um processo de desenvolvimento do Musical Kimera, baseado no jogo/simulador homônimo. Este entrelaçamento das tecnologias da informação e comunicação com o Ensino Musical possibilita que o sujeito construa de forma participativa técnicas na elaboração de uma obra artística, um Musical, transformando o seu cotidiano e a si mesmo. Nessa concepção, propomos neste artigo elencar as possibilidades, os procedimentos, os efeitos, o produto na corelação: Educação Musical na Escola e Tecnologias, a partir da construção do jogo/simulador “Kimera - Cidade Imaginárias” e de sua trilha sonora, sendo este o grande inspirador do Musical Kimera. Os estudos aqui apresentados são procedentes das pesquisas desenvolvidas no GEOTEC – Grupo de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade, que vem investigando conceitos relativos às TIC, as geotecnologias, aos jogos digitais, dentre outros. Nesse sentido, escolhemos utilizar como metodologia a pesquisa sistêmica com abordagem integrada junto aos alunos de turmas do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública da cidade do Salvador/ BA, objetivando a procriação e atuação desta modelagem cognitiva a partir do desenvolvimento de suas inspirações, aspirações e conhecimentos procedentes deste sujeito que já vivenciam a música em seu cotidiano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MUSICAL, JOGO-SIMULADOR KIMERA, TEATRO MUSICAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_23_44_17_idinscrito_33030_6373328e7d3b8d9eddb90685d727ab59.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ACÁCIA ANGÉLICA MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ACÁCIA MONTEIRO"
    "autor_email" => "acaciangelica@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNEB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este trabalho tem por finalidade analisar as impressões e possibilidades criativas do ato de ensinar música na escola, absorto em um processo de desenvolvimento do Musical Kimera, baseado no jogo/simulador homônimo. Este entrelaçamento das tecnologias da informação e comunicação com o Ensino Musical possibilita que o sujeito construa de forma participativa técnicas na elaboração de uma obra artística, um Musical, transformando o seu cotidiano e a si mesmo. Nessa concepção, propomos neste artigo elencar as possibilidades, os procedimentos, os efeitos, o produto na corelação: Educação Musical na Escola e Tecnologias, a partir da construção do jogo/simulador “Kimera - Cidade Imaginárias” e de sua trilha sonora, sendo este o grande inspirador do Musical Kimera. Os estudos aqui apresentados são procedentes das pesquisas desenvolvidas no GEOTEC – Grupo de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade, que vem investigando conceitos relativos às TIC, as geotecnologias, aos jogos digitais, dentre outros. Nesse sentido, escolhemos utilizar como metodologia a pesquisa sistêmica com abordagem integrada junto aos alunos de turmas do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública da cidade do Salvador/ BA, objetivando a procriação e atuação desta modelagem cognitiva a partir do desenvolvimento de suas inspirações, aspirações e conhecimentos procedentes deste sujeito que já vivenciam a música em seu cotidiano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.