ANÁLISE QUANTITATIVA A PESQUISA CIENTÍFICA SOBRE AVALIAÇÃO ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
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Deste modo, a avaliação acompanharia passo a passo o processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho tem como principal objetivo investigar a produção científica sobre avaliação escolar no ensino de ciências e biologia publicada nas atas das quatro primeiras edições, abrangendo o período de 2005 a 2012, do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO). O ENEBIO configura-se atualmente como o principal encontro acadêmico da área de Ensino de Ciências e Biologia no país, consistindo em um espaço de troca de experiências e saberes entre professores e pesquisadores que atuam em todos os níveis da educação. Na presente investigação foi possível verificar que no total de 1250 trabalhos, somente 18, cerca de 1,5% dos artigos abordava a temática avaliação, de forma geral, e apenas 5 artigos trataram exclusivamente da ‘Avaliação Escolar no Ensino de Ciências e Biologia’, representando cerca de 0,5% do total. 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