UM PANORAMA DO ENSINO DA LEITURA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL PROFª. MARIA TERESA DE JESUS CASTRO TELES, NA CIDADE DE BURITI DOS LOPES – PI.
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8000 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1842 "inscrito_id" => 4381 "titulo" => "UM PANORAMA DO ENSINO DA LEITURA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL PROFª. MARIA TERESA DE JESUS CASTRO TELES, NA CIDADE DE BURITI DOS LOPES – PI." "resumo" => "A prática de leitura, em sala de aula, é motivo de discussão e estudo de pesquisadores, uma vez que há uma grande defasagem de conhecimento teórico-metodológico sobre esses processos. Esta pesquisa, subsidiada na perspectiva sócio-histórica de ensino e aprendizagem, com pressupostos de Bakhtin (1992) e Vygotsky (1997), teve o objetivo de verificar como as abordagens de ensino de leitura, propostas a partir dos princípios teóricos da Linguística da Enunciação e da Linguística Aplicada, através da concepção interacionista de linguagem, são implementadas e efetivadas no 9º Ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, em Buriti dos Lopes – PI. Para a realização da pesquisa, durante dois meses foram realizadas observações, em sala, registrando-as em um diário de campo. Diante dos registros coletados das aulas, selecionou-se uma amostra representativa de uma das práticas de leitura, observando os elementos responsáveis pelo seu ensino e aprendizagem, a fim de verificar se a prática de sala de aula condiz com a teoria que a subsidia, identificando as ocorrências de internalização da escrita no último ano do ensino fundamental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "LEITURA, PRÁTICA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_16_05_34_idinscrito_4381_b34bceb3b7127b4c1c85a859e4deee68.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR HENRIQUE DE SOUSA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "VICTOR LOPES" "autor_email" => "victorlopesf5@outlook.com" "autor_ies" => "UFPI - CAMPUS PARNAIBA-PI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8000 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1842 "inscrito_id" => 4381 "titulo" => "UM PANORAMA DO ENSINO DA LEITURA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL PROFª. MARIA TERESA DE JESUS CASTRO TELES, NA CIDADE DE BURITI DOS LOPES – PI." "resumo" => "A prática de leitura, em sala de aula, é motivo de discussão e estudo de pesquisadores, uma vez que há uma grande defasagem de conhecimento teórico-metodológico sobre esses processos. Esta pesquisa, subsidiada na perspectiva sócio-histórica de ensino e aprendizagem, com pressupostos de Bakhtin (1992) e Vygotsky (1997), teve o objetivo de verificar como as abordagens de ensino de leitura, propostas a partir dos princípios teóricos da Linguística da Enunciação e da Linguística Aplicada, através da concepção interacionista de linguagem, são implementadas e efetivadas no 9º Ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, em Buriti dos Lopes – PI. Para a realização da pesquisa, durante dois meses foram realizadas observações, em sala, registrando-as em um diário de campo. Diante dos registros coletados das aulas, selecionou-se uma amostra representativa de uma das práticas de leitura, observando os elementos responsáveis pelo seu ensino e aprendizagem, a fim de verificar se a prática de sala de aula condiz com a teoria que a subsidia, identificando as ocorrências de internalização da escrita no último ano do ensino fundamental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "LEITURA, PRÁTICA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_16_05_34_idinscrito_4381_b34bceb3b7127b4c1c85a859e4deee68.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR HENRIQUE DE SOUSA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "VICTOR LOPES" "autor_email" => "victorlopesf5@outlook.com" "autor_ies" => "UFPI - CAMPUS PARNAIBA-PI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }