ESTE TRABALHO TRAZ AS VIVÊNCIAS DA FORMAÇÃO DE UMA PROFESSORA DE BIOLOGIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. PARA ISSO É UTILIZADO À NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NUMA DISCIPLINA SOBRE O TEMA MEIO AMBIENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. AS DISCUSSÕES AQUI APRESENTADAS SURGEM DOS EXCERTOS DO DIÁRIO DE FORMAÇÃO DA PROFESSORA EM FORMAÇÃO E MOSTRAM-SE COMO UM REFLEXO DO PROCESSO DE AUTOCONHECIMENTO E DA OBSERVAÇÃO DA PRÓPRIA PRÁTICA E DE COMO SE DÁ A APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTOS DO PERCURSO FORMATIVO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. OS DADOS APRESENTADOS MOSTRAM A IMPORTÂNCIA DE PESQUISAR A PRÓPRIA PRÁTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES-PESQUISADORES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ALTERNATIVA A DISCUSSÃO DAS QUESTÕES AMBIENTAIS E PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NO QUE DIZ RESPEITO À FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.