INVESTIGAMOS, A PARTIR DE UMA ABORDAGEM DISCURSIVA, OS SENTIDOS DE INTERDISCIPLINARIDADE E DISCIPLINARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) PRODUZIDOS NA PESQUISA ACADÊMICA. PARA ISSO, REALIZAMOS UM LEVANTAMENTO A PARTIR DE 4 PERIÓDICOS LEGITIMADOS DA ÁREA. SELECIONAMOS 15 PRODUÇÕES QUE ENFATIZAM A TEMÁTICA ESTUDADA. NO DIÁLOGO COM MICHEL FOUCAULT E THOMAS POPKEWITZ, ASSUMIMOS ESTES ARTIGOS COMO DOCUMENTOS/MONUMENTOS QUE PRODUZEM REGULARIDADES DISCURSIVAS, FIXANDO SIGNIFICADOS REFERENTES À EA. IDENTIFICAMOS DISCURSOS QUE ELEGEM A INTERDISCIPLINARIDADE COMO CARACTERÍSTICA INTRÍNSECA À EA, BEM COMO A NECESSIDADE DE DEFINI-LA. NO ENTANTO, PERCEBEMOS QUE OS DOIS TERMOS FAZEM PARTE DE UM MESMO SISTEMA DE PENSAMENTO, NO QUAL OS DISCURSOS QUE APONTAM A CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS ESPECÍFICAS, APOIAM-SE NA DEFESA DA INTERDISCIPLINARIDADE. POR FIM, DESTACAMOS DISCURSOS QUE RESSALTAM DIFICULDADES NA IMPLEMENTAÇÃO DE PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO. ENTENDEMOS QUE ESTES ENUNCIADOS PRODUZEM VISÕES SOBRE A TEMÁTICA E INFORMAM COMO A EA ‘DEVE SER’ NA EDUCAÇÃO FORMAL.