O PRESENTE TRABALHO DESCREVE POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS BASEADAS EM CONCEITOS NEUROCIENTÍFICOS ALIADOS A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DIGITAIS COM VISTAS AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E ENSINAGEM DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL, SÉTIMO ANO. INICIALMENTE FOI REALIZADA UMA PESQUISA TEÓRICA SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DIGITAIS E A CONCEPÇÃO DIDÁTICA PROPOSTA NESTA PESQUISA E NO PPP DA ESCOLA VISANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. BUSCOU-SE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS COM A UTILIZAÇÃO DOS CONCEITOS DE NEUROCIÊNCIA E DOS JOGOS DIGITAIS EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE NOVE ANOS. APÓS FORAM REALIZADAS ATIVIDADES LÚDICAS EM SALA DE AULA UTILIZANDO JOGOS DIGITAIS E VÍDEOS, NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA ESCOLAR E SALA DE DANÇA. CONCLUI-SE QUE, OS JOGOS DIGITAIS BASEADOS EM CONCEITOS NEUROCENTÍFICOS PODEM AUXILIAR NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE FORMA LÚDICA E PRAZEROSA, FAZENDO-SE NECESSÁRIO UM PLANEJAMENTO CUIDADOSO, QUE PROPICIA O TRABALHO PEDAGÓGICO INDUZEM OS EDUCANDOS A PARTICIPAREM ATIVAMENTE DA AULA, COMPREENDENDO O CONTEÚDO E A TORNANDO DINÂMICA.