A ECOLOGIA É UMA CIÊNCIA BIOLÓGICA QUE SE DESTACA POR SEU AMPLO CAMPO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDO DOS SERES VIVOS, PREVISTA PARA SER ABORDADA DISCIPLINAR E TRANSDICIPLINARMENTE NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. NESSE SENTIDO, COM ESSE TRABALHO OBJETIVAMOS IDENTIFICAR E CARACTERIZAR TEXTOS QUE ABORDEM O ENSINO DE ECOLOGIA PUBLICADOS NO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO). ANALISAMOS UM CONJUNTO DE TRABALHOS IDENTIFICADOS NAS SETE EDIÇÕES DO EVENTO, NO PERÍODO DE 2005 A 2018, A PARTIR DOS DESCRITORES: ÁREA DE CONTEÚDO, NÍVEL ESCOLAR, FOCO TEMÁTICO E GÊNERO DE TRABALHO ACADÊMICO. FORAM IDENTIFICADOS 135 ARTIGOS COM FOCO NO ENSINO DE ECOLOGIA TRATANDO DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM DIFERENTES NÍVEIS DE ESCOLARIZAÇÃO. O MAPEAMENTO DE ESTUDOS PERMITIU A IDENTIFICAÇÃO DE TENDÊNCIAS, FOCOS DE PESQUISA E ÁREAS PRIVILEGIADAS, IMPLICANDO NA MANUTENÇÃO DAS DISCUSSÕES DOS TEMAS ECOLÓGICOS NO ÂMBITO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.