ESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DA MONOGRAFIA DA AUTORA PRINCIPAL, UTILIZANDO TRADIÇÕES CURRICULARES DO ENSINO DE BIOLOGIA, EM UMA AULA PRÁTICA SOBRE BIODIVERSIDADE COM ESTUDANTES DE PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL, COM O ACOMPANHAMENTO DE LICENCIANDAS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. O ESTUDO FOI REALIZADO NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO, COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR CONTRIBUIÇÕES DESSA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA OS ESTUDANTES DO PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL. FOI ANALISADA A PARTICIPAÇÃO PRÉVIA E POSTERIOR DESSES ESTUDANTES E REFLEXÕES DAS LICENCIANDAS NESTA EXPERIÊNCIA DOCENTE. AS DISCUSSÕES SOBRE OS DADOS PRODUZIDOS FORAM PROMISSORES E AVERIGUAMOS A IMPORTÂNCIA DO USO DAS TRADIÇÕES CURRICULARES DO ENSINO DE BIOLOGIA PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS DE FORMA LÚDICA. ADEMAIS FOMENTOU-SE A APROXIMAÇÃO ENTRE OS ESTUDANTES E A CULTURA CIENTÍFICA PARA A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS, COMO ESPAÇO DE APRENDIZADO TANTO PARA ESSES ESTUDANTES QUANTO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE.