OBJETIVA-SE RELATAR UMA EXPERI?NCIA DE EST?GIO, REALIZADA NUMA ESCOLA DO CAMPO, QUE FOI DESENVOLVIDO POR MEIO DE OBSERVA??O ESCOLAR E HORAS DE PR?TICA DOCENTE. PARTICIPARAM ESTUDANTES ORIUNDOS DE ?REAS RURAL DOS MUNIC?PIOS DA REGI?O METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE E LITORAL DO RS. O EST?GIO CURRICULAR FOI COMPOSTO POR 10 HORAS DE OBSERVA??O ESCOLAR E 30 HORAS DE OFICINAS PEDAG?GICAS DENOMINADAS DE ?OFICINA DE ERVAS MEDICINAIS, AROM?TICAS E CONDIMENTARES - RESGATE E PRESERVA??O ATRAV?S DOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS?. PR?TICAS BASEADAS NAS FERRAMENTAS UTILIZADAS NAS METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS DA EXTENS?O RURAL JUNTAMENTE AS ESTRAT?GIAS TRADICIONAIS DE ENSINO APRENDIZAGENS DAS LICENCIATURAS, TAMB?M FORAM ACRESCIDAS NAS OFICINAS. OS RESULTADOS OBSERVADOS EVIDENCIARAM QUE AS OFICINAS PEDAG?GICAS CONSTITUEM-SE COMO UMA ESTRAT?GIA QUE POSSIBILITOU A INTEGRA??O E CONSTRU??O DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. E QUE TODO PROCESSO DO EST?GIO CONTRIBUIU PARA O FAVORECIMENTO DA EDUCA??O DO CAMPO, ATRAV?S DAS PR?TICAS REALIZADAS COM APROXIMA??O DO CURR?CULO, E A IDENTIDADE LOCAL.