O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UM ESTUDO SOBRE A EDUCA??O N?O FORMAL E O PAPEL DO AQU?RIO MARINHO DO RIO DE JANEIRO (AQUARIO) NO PROCESSO EDUCATIVO E DE DIVULGA??O CIENT?FICA. ASSIM, FOI REALIZADA UMA INVESTIGA??O EDUCACIONAL, COM OS VISITANTES, NESSE ESPA?O, PARA AVALIAR A POSSIBILIDADE DE SEU USO NO ENSINO DE CI?NCIAS, BEM COMO NA EDUCA??O AMBIENTAL. NESSE ESTUDO FOI ANALISADO A PERCEP??O DE UM GRUPO ESCOLAR ACERCA DA CONTRIBUI??O DO AQUARIO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CI?NCIAS E OS ASPECTOS REFERENTES AS ESTRAT?GIAS DE COMUNICA??O COM O P?BLICO. OS DADOS DESTA PESQUISA APONTAM QUE O AQUARIO ? UM IMPORTANTE ESPA?O N?O FORMAL DE EDUCA??O E DE DIVULGA??O CIENT?FICA DA DIVERSIDADE DE AMBIENTES E ORGANISMOS MARINHOS, E REPRESENTA FORTE INFLU?NCIA SOBRE A PERCEP??O PRODUZIDA NOS VISITANTES QUANTO A SEU PAPEL SOCIOAMBIENTAL.