O OBJETIVO DESSE TRABALHO É RELATAR E ANALISAR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA), MINAS GERAIS QUE TEVE COMO PROPOSTA ENSINAR OS CONCEITOS DE SUBSTÂNCIAS, ELEMENTOS, COMPOSTOS E MISTURAS. APÓS O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE, OS ESTUDANTES REALIZARAM UMA AVALIAÇÃO DA MESMA SENDO TAIS AVALIAÇÕES ANALISADAS POR MEIO DA METODOLOGIA DE ANÁLISE DO DISCURSO E DOS ENUNCIADOS PRESENTES NAS FALAS. OS ENUNCIADOS CONSTITUÍDOS FORAM: AULA INTERATIVA, ABORDAGEM DO CONTEÚDO E ATIVIDADE AVALIATIVA. FOI POSSÍVEL CONSIDERAR A IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE DE SE DESENVOLVER AULAS INTERATIVAS, POIS ELAS AUXILIAM NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS. ALÉM DISSO, DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DO EMBASAMENTO TEÓRICO DO PROFESSOR ACERCA DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS BEM COMO DOS MÉTODOS AVALIATIVOS OS QUAIS DEVEM APRESENTAR UMA PREOCUPAÇÃO DE AVALIAR A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES.