NO PRESENTE RELATO APRESENTAMOS UMA EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS – HQ’S - PARA AUXILIAR NO ENSINO DO ASSUNTO DE PROTOZOÁRIOS NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE BELÉM-PA, NA QUAL OS PESQUISADORES INTEGRAM O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS (PIBID) COM O OBJETIVO DE PROMOVER A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO. A INTERVENÇÃO FOI CONSTITUÍDA POR APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ANTES E APÓS A ATIVIDADE; EMBASAMENTO TEÓRICO ATRAVÉS DE AULAS; ORGANIZAÇÃO DAS EQUIPES; ROTEIRIZAÇÃO, PRODUÇÃO E EXPOSIÇÃO DAS HQ’S FINALIZADAS. AO FINAL DA INTERVENÇÃO, COM BASE NOS RELATOS DOS ENVOLVIDOS E DADOS ESTATÍSTICOS FOI POSSÍVEL DESTACAR QUE ESSA FERRAMENTA METODOLÓGICA PODE FAVORECER A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS BIOLÓGICOS, ALÉM DE INSTIGAR A CURIOSIDADE, AUTONOMIA NOS ESTUDOS, CRIATIVIDADE, DEBATE, INTERAÇÕES E A COOPERAÇÃO DURANTE O TRABALHO EM EQUIPE.