ESTE TEXTO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO QUE TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO COMPREENDER COMO O CURRÍCULO PRATICADO POR PROFESSORAS E PROFESSORES DE BIOLOGIA ABORDA AS QUESTÕES DE GÊNERO E DE SEXUALIDADE. ESTA PESQUISA FOI REALIZADA COM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA, BAHIA. ENTRE OS PARTICIPANTES ESCOLHEMOS DOIS DOCENTES PARA DISCUTIR AS INQUIETAÇÕES VIVENCIADAS AO TRABALHAR COM OS DOS PADRÕES CROMOSSÔMICOS (XX E XY) NA DETERMINAÇÃO BIOLÓGICA DOS SEXOS EM HUMANOS E OS ATRAVESSAMENTOS DAS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULOS. OS DADOS FORAM PRODUZIDOS POR MEIO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA E A ANÁLISE DOS DADOS FOI FEITA POR MEIO DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA. AS ANÁLISES INDICAM QUE OS DOCENTES, APESAR APONTAREM PARA ASPECTOS BIOLÓGICOS DE SUA FORMAÇÃO, POSSIBILITAM A DISCUSSÃO DA SEXUALIDADE PARA ALÉM DESTAS CARACTERÍSTICAS.