A ABSTRAÇÃO É UMA DAS DIFICULDADES DO ENSINO DE GENÉTICA. PARA REPRESENTAR A ABSTRAÇÃO, LIVROS DIDÁTICOS E OS PROFESSORES FAZEM USO DE FIGURAS ESQUEMÁTICAS QUE MESMO INTERESSANTES, ACABAM POR EXCLUIR ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS (D.V.). ASSIM, COM O OBJETIVO DE PROMOVER O ENSINO INCLUSIVO, APRESENTAMOS O RECURSO DIDÁTICO LAC 3D PERMITINDO O ENSINO DA REGULAÇÃO DA EXPRESSÃO GÊNICA DO ÓPERON DA LACTOSE ATRAVÉS DA MANIPULAÇÃO DE OBJETOS CONCRETOS. LAC 3D FOI CONSTRUÍDO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO 3D O QUE CONFERE DURABILIDADE E PERMITE QUE O RECURSO ASSUMA FORMAS QUE NÃO SERIAM POSSÍVEIS SE FOSSE CONFECCIONADO COM OUTROS MATERIAIS. O RECURSO PODE SER UTILIZADO EM UMA AULA TEÓRICA SUBSTITUINDO OU COMPLEMENTANDO UMA FIGURA ESQUEMÁTICA, COMO JOGO DIDÁTICO OU ATÉ MESMO COMO ATIVIDADE DE UMA SALA DE AULA INVERTIDA. EM TODAS AS FORMAS DE UTILIZAÇÃO, ALUNOS D.V. PODEM, DEPOIS DE EXPLICAÇÃO INICIAL, MANIPULAR O MATERIAL POR CONTA PRÓPRIA.