O PRESENTE TRABALHO APRESENTA DISCUSSÕES SOBRE UM PROJETO REALIZADO JUNTO AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, MAIS ESPECIFICAMENTE DE UMA OFICINA DIDÁTICA SOBRE BIOLOGIA CELULAR PARA ESTUDANTES DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA. A PROPOSTA, ELABORADA POR LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, CONTEMPLOU METODOLOGIAS ATIVAS, ATIVIDADES PRÁTICAS E INVESTIGATIVAS. UTILIZANDO A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, REGISTRO EM DIÁRIO DE BORDO E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, FOI POSSÍVEL AVALIAR COMO AS ATIVIDADES FAVORECERAM A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS, TORNANDO MAIS VISÍVEIS OS CONCEITOS ABSTRATOS E DE DIFÍCIL ENTENDIMENTO PELOS ESTUDANTES. TAMBÉM FOI NOTÓRIA A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA TANTO PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES, QUE TIVERAM A CHANCE DE VIVENCIAR O COTIDIANO DE UMA ESCOLA E PARA A FORMAÇÃO NA AÇÃO, COMO TAMBÉM PARA FORTALECER A RELAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA, POSSIBILITANDO O ACESSO DOS ESTUDANTES A RECURSOS DIDÁTICOS E ATIVIDADES DO PRÓPRIO DO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO.