ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO DESENVOLVER UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTAÇÃO QUE EVIDENCIE DE MODO MACROSCÓPICO O PROCESSO DA OSMOSE, O QUAL OCORRE DE FORMA MICROSCÓPICA NO INTERIOR DAS CÉLULAS JUNTO ÀS DEMAIS ATIVIDADES VITAIS DOS SERES VIVOS. SIMULTANEAMENTE, PROPÔS TAMBÉM QUE AS ATIVIDADES PRÁTICAS ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS DEMONSTRAM UM POTENCIAL PARA A PRÁTICA DOCENTE, PROMOVENDO UMA MAIOR APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO POR PARTE DOS ESTUDANTES, TORNANDO-OS PROTAGONISTAS DURANTE O ESTABELECIMENTO DOS CONSTRUCTOS. O ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO CONSISTIU, OBSERVAR O EVENTO DA OSMOSE A PARTIR DO USO DE TUBÉRCULOS E RAÍZES TUBEROSAS, PARA AVERIGUAR QUAL SERIA O MAIS EFICIENTE OU UMA ALTERNATIVA A MAIS PARA SE TRABALHAR O CONTEÚDO EM SALA DE AULA. OS VEGETAIS UTILIZADOS FORAM: BATATA INGLESA, CENOURA, BETERRABA, CARÁ, INHAME, MACAXEIRA E BATATA DOCE. O ESTUDO MOSTROU QUE A BATATA INGLESA E A CENOURA SÃO OS VEGETAIS QUE MAIS LIBERAM ÁGUA QUANDO ACRESCIDOS DE AÇÚCAR.