AO LONGO DO TEMPO, OCORRERAM SUCESSIVAS MUDANÇAS NA HISTÓRIA DE FORMAÇÕES DE PROFESSORES NO BRASIL. VERIFICA-SE QUE OS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, MUITAS VEZES, SE CONSTITUEM COMO CURSOS HÍBRIDOS, EM QUE DISCIPLINAS ESPECÍFICAS DA MATÉRIA DE ENSINO NÃO SE ARTICULAM COM AS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS. AO CONSIDERAR TAIS PONTOS, PROPOMOS ANALISAR COMO ESTÃO ESTRUTURADOS OS COMPONENTES CURRICULARES NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. PARA TANTO, ANALISAMOS A MATRIZ CURRICULAR DE 13 PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. PARA ANÁLISE E TRATAMENTO DOS DADOS UTILIZAMOS A TÉCNICA DE ANÁLISE DO CONTEÚDO. A PARTIR DA ANÁLISE PERCEBEMOS QUE HÁ UMA PREDOMINÂNCIA DE DISCIPLINAS ESPECÍFICAS DA MATÉRIA DE ENSINO EM RELAÇÃO ÀS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS. ACREDITAMOS QUE É NECESSÁRIA: UMA RENOVAÇÃO NOS CURSOS NO QUE DIZ RESPEITO À PRESERVAÇÃO DA IDENTIDADE DO CURSO DE LICENCIATURA, E A SUPERAÇÃO DO MODELO “3+1.