A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA (DC) CONSISTE EM UM RECURSO CAPAZ DE CONTRIBUIR NA INSERÇÃO E NO ENVOLVIMENTO DE CIDADÃOS EM TEMAS DE CUNHO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO, POSSIBILITANDO ASSIM, UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. ASSIM, QUANDO ELA ESTÁ RELACIONADA COM O AMBIENTE EDUCACIONAL, PODE CONTRIBUIR NO PROCESSO DE APREENSÃO DE CONHECIMENTOS DOS ESTUDANTES. ASSIM, TENDO COMO BASE A TEMÁTICA DA DC E A PRÁTICA DOCENTE, ESTE ESTUDO BUSCA TRAÇAR UM PANORAMA SOBRE OS ASPECTOS METODOLÓGICOS ABORDADOS NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS, TENDO COMO BASE O BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IBICT), DO PERÍODO DE 2010 À 2019. DEZENOVE TRABALHOS FORAM ENCONTRADOS E ANALISADOS DE ACORDO COM DESCRITORES. OS RESULTADOS INDICARAM QUE ESTES TRABALHOS POSSUEM UMA GRANDE DIVERSIDADE DE TÉCNICAS DE COLETA E ANÁLISE DE DADOS, ALÉM DE UMA PLURALIDADE DOS OBJETOS DE PESQUISA ENVOLVIDOS E DAS ÁREAS DO CONHECIMENTO.